fbpx

Analisando um Cloud Core Router CCR-1016

Assista nesse vídeo a análise que eu fiz sobre o roteador Cloud Core Router CCR-1016. Quais as desvantagens dele para o provedor e as dificuldades para fazer a alimentação de energia.

Eu não vou mostrar o preço não, mais sei lá… mais de 8 mil esse equipamento. Ele é um Cloud Core Router, que chamam de CCR-1016.

– Quais são as características desse equipamento? A alimentação dele, já não tem porta POE, ele tem aqui atrás uma porta, uma alimentação de 110 à 240V.

Então, quem é provedor de internet já começa a entender que isso é uma certa dificuldade, porque você não pode pegar um equipamento desse e ligar na tomada. Você tem que ter um nobreak.

E em geral os equipamentos de Telecom não usam os nobreaks tradicionais. Porque aqueles nobreaks tradicionais duram de 15 a 20 minutos. Você vai ter que comprar um retificador.

– Aí você pensa assim, pô Allan, mas como é que eu ligo uma Cloud Core num retificador?

Bom, no caso aqui tem duas “gambiarras” que eu Allan já fiz! Porém, se você fizer essa “gambiarra” vai perder a garantia do equipamento.

Eu estou até numa loja e se você perguntar isso pro lojista, o lojista vai dizer, não! Não faz isso! Mas, eu vou te explicar como que eu já fiz, como que você liga esse equipamento diretamente no nobreak.

– A primeira opção é abrir o equipamento, você abre essa tampa e aqui dentro vai encontrar a fonte e na placa dele direto a ligação em 24V. Eu pego aquele Borne 24V, boto ele para fora e ligo direto no retificador.

Já fiz isso? Já! Várias vezes na minha vida e funcionou eternamente. Muito bem, perfeitamente. Isso é uma coisa que eu já fiz.

– E a outra coisa que eu já fiz e em alguns casos funcionou e outros casos não funcionou. E depende do lote da Mikrotik.

É você pegar a saída do retificador 48V e ligar aqui atrás. Pô, mas ele não permite só de 110 a 240, alternado né? Aí você vai pegar 48DC e ligar aqui atrás?

Olha, conceitualmente é errado. Porém, funciona. Eu já tive equipamento ligado, 1 ano, 2 anos dessa forma. Peguei o 48V liguei aqui atrás e funcionou perfeitamente.

Agora é claro que em ambos os casos, você vai estar perdendo a garantia do equipamento né? Você não espera que a Mikrotik vá garantir, quando você está fazendo essa ligação de uma forma anormal.

Em ambos os casos eu já liguei e funcionou por muito tempo, porém, isso é uma opção, é uma escolha. O que você pode tradicionalmente fazer é comprar um retificador de 48V, comprar um inversor 48V pra 110V e ligar aqui. Aí você estaria fazendo a ligação elétrica conceitualmente correta.

Então assim, você que é provedor vai ter que se preocupar de certa forma com esse tipo de ligação.

Por quê? Porque lá no seu Hack, no equipamento central que você vai ter, você vai ter que ter algum tipo de alimentação de energia.

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

Sugestões de leitura