fbpx

Comparando roteadores MIKROTIK

A escolha de um bom roteador influencia diretamente na qualidade do serviço prestado, proporcionando maior segurança e estabilidade.

Por isso, na hora de adquirir um equipamento é muito importante avaliar as características e garantir que será compatível com o tamanho do seu provedor.

Sem sombra de dúvidas, hoje eu posso dizer que os roteadores da marca Mikrotik são uma excelente opção tanto para quem está começando como para aqueles que já possuem grandes provedores.

Diferente do que muitos pensam, MIKROTIK não é um equipamento, é uma marca de origem asiática que possui uma grande variedade de equipamentos, desde os mais simples aos mais robustos, de todos os preços e diferentes níveis.

Eu mesmo, já trabalhei com vários equipamentos da marca Mikrotik, por muitos anos e garanto que funciona bem.

Apesar de serem fatores muito importantes, a segurança, a velocidade e facilidade de instalação são apenas alguns dos principais quesitos avaliados pelo dono de provedor na hora da compra.

Há quem busque por simplicidade e há quem busque por facilidade e avançadas tecnologias.

Vou fazer uma comparação entre dois modelos de roteadores Mikrotik, que são o: Routerboard RB2011IL-RM e RB2011UiAS-RM e você poderá avaliar qual modelo melhor atende a sua necessidade.

Ambos são da mesma linha, mas possuem características técnicas diferentes.

– Vamos lá… O que diferencia os modelos Routerboard RB2011IL-RM e RB2011UiAS-RM da Mikrotik?

Ambos são padrão 19 polegadas, tem na sua parte traseira uma entrada P10 de 10 – 28V e 10 portas gigas.

Mas porque o roteador RB2011UiAS-RM é considerado um modelo melhor e mais caro.

– O grande diferencial deste equipamento é uma tela de LCD, que por si só já muito interessante. Às vezes você está com o seu provedor montado e aí surge aquela neurose: será que o meu provedor está funcionando ou não está?

É bem simples. Você dá um “tapa” alí no LCD e vai aparecer um gráfico de funcionamento dele junto com várias outras opções.

Tem o gráfico de consumo da porta, o gráfico do processador, o Up time e aparece até usuário e senha e uma função de reset.

Por aí já podemos imaginar porque ele é melhor e mais caro que o Routerboard RB2011IL-RM.

Mas, suponhamos que você que está começando e quer montar um provedor, precisa investir nele logo de cara?

– A minha resposta é não! Claro que não!

Às vezes, pra você que está começando só esta opção do LCD não é interessante.

Até porque quando tiver dúvidas se o equipamento está funcionando ou não, você pode entrar no inbox e ver esta informação lá. Neste caso, o modelo Routerboard RB2011IL-RM já seria suficiente. Uma opção mais barata, porém, muito boa também.

Mas se você está pensando, ah Allan… eu quero agilidade, facilidade e estou disposto a gastar um pouquinho mais… então eu te indico o Routerboard RB2011UiAS-RM.

Ele é sem dúvidas uma opção bem versátil e quase completinha. Sim, eu digo quase por que existem outros modelos, mais avançados, mais robustos e sem dúvidas muitos melhores. Ideal para quem tem grandes provedores.

Mas isso, certamente será assunto para um próximo artigo.

Fica a dica. Até a próxima!!!

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

Sugestões de leitura