fbpx

Quanto vale apena investir para colocar um backup?

Falhas de conexão ocasionam perda de produtividade nas empresas, atraso nos processos e operações, podendo ocasionar em muitos casos, grandes perdas financeiras.

Todo provedor sabe a importância de um backup para a segurança dos dados e informações. Mas nem sempre conseguem discernir o momento certo e o valor ideal para investir.

Eu recomendo sempre que o custo de um backup fique abaixo de 50% do faturamento da região ou ponto abordado. 

Isto significa, que se você ganha 20 mil reais por mês, vale a pena gastar até 10 mil reais para colocar o backup. Logo, o seu backup custará 50% do valor do faturamento.

Mas, se considerarmos um cenário em que o faturamento é menor ou igual 10 mil reais, acredite, não é um bom momento. Pois, você estaria gastando 10 mil reais para proteger um faturamento de 10 mil reais. E isso não faz muito sentido, não é mesmo?

Neste momento, talvez você esteja questionando: “Mas, Allan eu quero proteger o meu faturamento de 10 mil reais”. E aí?

Ok, sem problemas! Essa decisão é sua! Se você está realmente disposto e esse custo cabe no seu orçamento, manda ver. Até porque você só terá esse custo uma única vez.

Mas, eu Allan, digo que não compensa. Porque existem outras formas de se fazer isso e gastando muito menos.

Em outro contexto, é importante avaliar a capacidade de consumo do bairro, condomínio ou o ponto que está sendo abordado e entender que existem várias tecnologias para fazer essa proteção.

Suponhamos, um condomínio pequeno de 100 clientes com consumo médio total de 60 mega.  Neste caso, eu recomendo que seja usado um rádio como backup.

Um par de PowerBeam. por exemplo. São duas antenas que fariam esse enlace de 4 km em linha reta custando aproximadamente três mil reais.

Mesmo sendo uma opção mais barata, com toda certeza atenderá as necessidades do provedor e resolverá o problema de backup via rádio.

*PowerBeam é uma antena que pode ser utilizada em ambientes externos, realizando operações ponto a ponto, ou uso em clientes mais distantes para ponto multiponto. Com ela você terá alto desempenho em seus enlaces, cliente de provedores de internet com sinal sem fio ou ainda para interligar empresas. É feita em material resistente e tem projeto mecânico que permite ser montado com maior possibilidade de inclinação e instalação simplificada.

O backup visa manter um serviço funcionando sem interrupções. E por isso é de extrema importância para a empresa, o provedor e seus clientes.

Esse alto custo de instalação, sem dúvidas é o maior empecilho. Por isso eu sempre digo que cada caso é um caso e deve ser cuidadosamente avaliado.

Diante do que abordamos aqui neste artigo, é importante para o provedor saber discernir qual é momento certo e até quanto compensa investir para colocar um backup. Esta é uma visão que nem todo empresário ou gestor de Telecom tem. Mas você precisa ter.

E mesmo que você seja apenas um profissional do setor ou que trabalhe com provedor esta é a conta que deve fazer. Talvez não seja exatamente desse jeito, mas estas são as referências que sempre irá usar.

Veja este conteúdo em vídeo, clicando abaixo:

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

Sugestões de leitura

Lista VIP