fbpx

Como otimizar a análise do fator de custo do projeto?

A análise de custos é importante para avaliar se um projeto é viável ou não. Mas nem todos os donos de provedor estão aptos para fazê-la. Muitos porque não tem tempo e outros porque não reconhecem a sua devida importância.

Por isso, neste artigo eu dou uma dica bem simples de como otimizar o tempo e trabalho do provedor na hora de fazer esta análise e tornar tudo mais fácil e rápido.

Esticar uma fibra do ponto A até o ponto B, por exemplo, tem um custo. E isto inclui o custo da fibra, o custo do lançamento, o custo das caixas de emendas fusionadas, o custo das ferragens no poste (abraçadeira abap, alça) e o aluguel de POP também.

Imagina que para cada projeto, você tenha que ficar somando custo por custo manualmente para chegar num determinado valor? É bastante trabalhoso, não é?

Pois bem, quando eu comecei a trabalhar nesse ramo de telecomunicações, sofri muito para aprender coisas que não ensinavam por aí. Até que tive uma grande sacada.

“Eu vou bolar uma calculadora, uma planilha, onde eu preencha a distância e ele já tenha esses valores preenchidos automaticamente pra mim”.

Com isso, mesmo quando houvesse alterações do valor do produto no mercado, a planilha seria atualizada. Pois existe nela uma base de dados que captura todas essas alterações de forma automática, facilitando os cálculos e otimizando tempo e trabalho do provedor. Que terá acesso a informações mais rápidas, precisas e assertivas.

Essa planilha é o que chamo de Planilha de fator de custo da expansão.

Se a ideia é passar 4 mil metros de fibra. Em um campo específico dentro dessa planilha eu preencho a distância de 4 mil metros.

Basta essa informação para que ela mostre o custo total do orçamento. Uma vez que as demais informações já estão preenchidas na base de cálculo e não mudam. É uma fórmula estratégica e bem bolada.

Vejamos que para construir um trecho de quatro mil metros de fibra o custo é equivalente a dezoito mil reais. Então basta dividir dezoito mil por quatro mil que você obterá o fator de custo de 4.5.

E com base nesse fator de custo você poderá calcular qualquer outra margem.

Neste outro exemplo: Suponhamos que eu vá lançar 12.500 metros de fibra. Então, 12.500 metros de fibra multiplicado pelo fator de custo de 4.5 custa 56.250 reais.

A principal vantagem desta planilha é poder simular quantos cálculos quiser com uma única base de dados. Uma vez que o fator de custo já está criado. Além de permitir que você seja rápido na produção da análise de custo e então definir se vale a pena ou não seguir com o projeto.

Parece simples, mas o fato é que muitos provedores esbarram nesse problema e não sabem como fazer.

Por isso, no meu curso PROGRAMA DE TREINAMENTO MILLIONÁRIOS DA TELECOM ensino exatamente isso. São mais de 40 minutos de aula para você aprender sobre fator de custo da expansão, otimizar e viabilizar as operações do seu negócio.

Clique abaixo para assistir o conteúdo em vídeo:

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

Sugestões de leitura