fbpx

Como Funciona o Monitoramento da Rede e Clientes

Olá a todos nesse post eu explico como realizamos o monitoramento de nossa rede, e os nossos clientes:
Atualmente usamos o programa PRTG Network Monitor da empresa Alemã Paessler www.paessler.com.br Esse programa está instalado em um servidor com Windows 2003 Server e trata-se de um bom servidor XEON com 4G de memoria e HD de 500G, porém não é necessário o uso de maquina tão aperfeiçoada, só para citar o exemplo a maquina anterior era um simples Celerom com 2G de memoria e HD 100G.
Nesse servidor central fica armazenado os dados históricos sobre o monitoramento de cada dispositivo, e o programa principal do PRTG o “Core” é ele que recebe dos “Probes” o resultado do monitoramento e além de armazenar ele disponibiliza o resultado no seu Web Server.
Lembrando que os Probes podem ser remotos e não necessáriamente precisam estar fisicamente no mesmo segmento de rede que o Core.

O comando ping parte da maquina que possuí o probe instalado, portanto o tempo de resposta irá varia conforme o local na rede onde está a maquina com o Probe.

[polldaddy poll=5203727]

E agora segue os videos explicativos:

Video Parte 1
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=V6oBNI4jVyY] Vídeo Parte 2
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=JzdfOlWxq_M]

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

4 comments
  • O monitoramento como parte dos processos internos dentro de um ISP é de suma importância para iniciativas pró-ativas.

    O fornecimento deste serviço para clientes de um provedor é um diferencial e mostra a preocupação que a Vox tem em proporcionar a seus clientes o melhor atendimento.

    Eu recomendo.

  • Muito legal sua iniciativa, assisti todos seus videos e tento me superar a cada dia. Essa parte de monitoramento preciso aprender muito, sinto que falta um pouco de conhecimento em SNMP. Ja pensou em fazer video aula, percebo que vc nao esconde conhecimentos.

    PARABENS ALLAN!

    • Muito obrigado, não nunca pensei em fazer vídeo aula não, não sei se seria um bom professor.

      Mas você quem é dono de provedor tb? Se inscreva na newsletter do blog e mande umas fotos do seu trabalho para eu postar aqui, não fique com vergonha de nada.

      Informação, hoje em dia não se esconde mais informação de ninguém, e eu não tenho essa de segredos sobre minha empresa e meu trabalho!! Quanto mais transparente sou mais negócios faço!!

      Allan Caldas

Sugestões de leitura