fbpx

Provedores de internet, Esqueçam O OSPF!

            De uns tempos para cá, houve uma explosão muito grande na banda larga. Por conta disso, os provedores começaram a oferecer velocidades muito mais altas de internet. Com essa velocidade maior de internet sendo ofertadas, as capacidades dos roteadores também evoluíram.

            No entanto, essas capacidades não evoluíram tão rápido quanto o crescimento da velocidade de internet que passou a ser ofertada. Então, observa-se um movimento de migração dos provedores que possuem redes totalmente baseadas em redes roteadas em OSPF para redes totalmente Layer 2. Mas por que será que isso acontece?

            Antigamente, era muito comum o provedor montar uma rede completa apenas com o RB4 50G. No entanto, os provedores de internet foram se adaptando e passando a entregar uma internet mais rápida para os seus clientes residenciais e empresariais.

            O problema disso tudo é que fazendo isso você também faz com que o processamento das RBs suba muito. Com o tempo, os provedores acabam percebendo que a 450G não está mais dando conta do recado, eles recebem muitas reclamações dos clientes por conta disso, e acaba trocando para uma RB 1100.

            Em suma, conforme aumenta a velocidade da banda larga, o provedor de internet começa a perceber que os roteadores que ele usa estão ficando cada vez mais caros. Então a grande sacada para você que é provedor é trocar os RBs por um Switch Layer 2. E a parte boa é que o provedor de internet vai se dar bem melhor desse jeito usando o Switch Layer 2, porque ele é bem mais barato do que os roteadores.

            E, a partir disso, você provedor pode começar a observar um movimento dos outros provedores de internet começando a migrar e a implantar switch em suas redes.

            Para melhorar ainda mais a sua estratégia como provedor, você pode ler meu outro artigo, onde eu falo sobre a Análise De Concorrentes De Um Provedor De Internet.

Se você quiser assistir ao vídeo que deu origem a este artigo, Clique Neste Link.

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

Sugestões de leitura