Diferente do que a maioria das pessoas pensam o SVA (Serviço de Valor Adicionado) não é um serviço de telecomunicação. SVA é a definição de qualquer tipo de serviço que auxilia direta ou indiretamente na atividade de Telecom e não está sujeito a regulamentações da Anatel.
Atualmente existem uma grande variedade de SVAs sendo oferecidos no mercado. Eles surgiram trazendo um leque de oportunidades a serem exploradas com baixa ou até nenhuma incidência de impostos.
Esta prática é frequentemente utilizada em especial nos serviços de telefonia móvel. Mas é também uma forte opção para os provedores de internet incluírem no seu faturamento.
Entre os SVAs mais comuns estão toques de celular diferenciados, notícias enviadas por SMS, músicas e até antivírus.
Pensando no quão a estratégia de faturamento com SVA pode ser lucrativa para o provedor de internet, neste vídeo eu dou um exemplo de como e quais os serviços ofertar para seus assinantes.
Vamos supor que você tem aqui 222 (duzentos e vinte e dois) assinantes de R$ 90,00 onde o provedor fatura 20 mil reais. Qual é a minha sugestão?
Inclua na pizza de faturamento o SVA. Você vai ligar para essa galerinha, esses duzentos e vinte e dois assinantes e vai falar assim:
– Oi, minha tia, tudo bem? Você não está a fim de implantar o aplicativo Noggin Kids?
– Obviamente ela vai perguntar, o que é isso?
– Aí você explica: que é um aplicativo para a criançada ficar vendo desenho animado no celular e ela ganha uma conta grátis.
Neste caso, se eleva o ticket do cliente para 10 ou 20,00 por exemplo.
E não existe só esse aplicativo. Existem outros que você pode contratar uns 3 ou 4 e implantar tudo isso junto num pacote.
– Minha senhora… dona Maria, estou ligando aqui pra te oferecer o BTFit, te oferecer o Paramout+, o Antívirus…
“E vou te falar heim, coroa aposentada em casa adora receber ligação do Telemarketing pra vender coisa”. Adora!
Pelo pacote, você adiciona mais R$ 30,00 reais na conta de internet da mulher. Manda o contrato por e-mail pra ela assinar ou faz um contrato por adesão. Onde a pessoa adere ao contrato através de aceite.
Por fim, essa conta que era noventa reais, somando os 30 do pacote SVA, você tem 120,00 reais.
A idéia é tentar empurrar isso em todos os seus assinantes, apesar de que a grande maioria não compra. Mas, suponhamos que você consiga vender pra 30%. Ou seja, 66 assinantes daqueles 222, compraram o seu pacote.
Isto significa que você adicionou no faturamento R$ 1.980,00 quase dois mil reais a mais sem muito esforço, custo baixo, sem fazer praticamente nada.
E tem mais, depois que isso aparece alí na conta da pessoa meu irmão, ela nem se liga, nem lembra. Só paga! A pessoa quer mesmo é pagar a internet, nem lê, nem vê.
Allan gostei da tua explicação, sem rodeio, direto e claro, parabéns tô cansado de querer alguma explicação, e só em contra aqueles textos prontos!
Mas sou muito indeciso e tenho várias dúvidas, por tanto quero te pedir uma explicação se não for te incomodanda e se soube!
Melhor se puder me responde.
Resumindo qual a vantagem eu teria em contrata um plano pre pago de uma operadora com ou sem SVA?
DESDE JA AGRADEÇO
Planos pré-pagos nunca combinam com SVA, todo é SVA é relacionado a uma assinatura mensal.
Um provedor pode fornecer todo o serviço como SVA? Um adicional de velocidade ou de banda? Tenho um cliente no interior, que contratou um provedor que fornece tudo como SVA.
Pode sim, claro que pode vender os SVA’s