O mercado de provedores de internet banda larga no Brasil vem crescendo a uma velocidade absurda. Atualmente, os provedores regionais já são responsáveis por levar a fibra óptica para mais de 2 milhões de casas (47% do total), de acordo com dados da Anatel.
Apesar da grande concorrência do setor, sabemos que neste mercado existe espaço para todos. Mas a pergunta que fica é: como o provedor pode se preparar para buscar local de destaque frente a este cenário tão concorrido?
Bom, quem acompanha o meu conteúdo sabe que vivo falando e reforçando sobre a importância do profissionalismo, organização financeira e estratégias que todo dono provedor deve ter para inovar e expandir o seu negócio.
Claro que vai muito além destes aspectos, mas com propriedade eu posso dizer que estes são a base, senão os mais importantes de todo o processo.
Quando eu falo em profissionalismo, me refiro não só a postura do dono do provedor frente ao seu negócio, mas também ao domínio das tecnologias, o conhecimento e expertise sobre o assunto. Investir em conhecimento, se atualizar e buscar cada vez mais agregar valor a si próprio e consequentemente ao seu negócio nunca é demais. Porque só assim, ele terá uma visão mais ampla que permitirá idealizar a sua expansão.
Agora, quanto a organização financeira, não acho que seja uma questão de opção, mas de necessidade. É preciso saber separar a vida pessoal da vida empresarial. Um provedor não deve jamais misturar essas despesas e ter sempre clareza da sua real situação.
Provedor que acha que pode pegar o cartão da empresa e sair pagando conta da night, o pet Shop do cachorro, a festinha com os amigos no final de semana, está muito enganado. Pois uma hora, essa conta não vai fechar e o cenário de desordem financeira começa a tomar conta.
Uma dica que eu sempre dou para a minha audiência é: “estabeleça um salário para si próprio e se adapte para viver dentro dessa realidade”. Pois, o provedor que tem vida pessoal organizada, o negócio flui sozinho. E quanto a outra parte do faturamento que fica para empresa, priorize sempre pagar as contas, ter nome limpo e separar o necessário para reinvestir no seu negócio.
Seja em termos de expansão ou melhoria. O importante é ter um bom planejamento financeiro e saber fazer a administração desse dinheiro. Pois, de nada adianta tantos esforços se a empresa não se sustenta financeiramente.
Por último e não menos importante, as estratégias. Elas são essenciais em todo e qualquer negócio. O Provedor precisa apostar nas estratégias certas para ter chances de sucesso. Esse aspecto tem tudo a ver com que já falamos anteriormente, sobre o conhecimento e domínio das tecnologias.
Algumas das estratégias que eu considero muito importantes são: a do faturamento, diminuição dos custos, expansão, gestão, entre outras.
No entanto, ressalto que, ter uma equipe treinada e capacitada, bom relacionamento com os clientes, boa política de preços e cobranças, seguir sempre as normas e diretrizes, não infringir as leis do setor, são aspectos fundamentais. Que certamente irão ditar os rumos do seu negócio.
TEstehttps://lp.allancaldas.com.br/start-do-provedor-lp-01-03-gi/
Estou pretendendo montar um provedor de internet via rádio gostaria saber como faço inicialmente
Oi Allan queria montar um provedor na minha cidade como você tem muito conhecimento nessa área e eu falar verdade tenho nenhum conhecimento poderia me ajudar e por onde eu começo sobre listas materiais que precisaria comprar queria no momento como iniciante queria investir pouco pra ver.
Claro que ajuda, entra no curso Milionarios da Telecom
Olá boa tarde!!!
Quero montar um provedor de Internet via rádio para 1000 clientes, minha região não tem sinal de Internet!!!
Qual o passo a passo??? Oque devo comprar para dar início???
Att.
Entra na minha lista VIP, e faz meu curso. Milionários da Telecom.