fbpx

Bonding Mikrotik

Pessoal fiz uns testes com o bonding e adorei.

O Bonding (Link Agregation) trata-se de um recurso do Mikrotik no qual você junta a capacidade de link de duas ou mais interfaces.

Para realizar esse teste, utilizei duas RB750 nas quais e faço a união das portas 5 e 4 em uma unica interface.

Criar um Bonding é tão fácil que dispensa até um tutorial sobre o assunto. É só clicar em interface -> Bonding e na Guia Bonding indicar os Slaves (Quais interfaces irão participar da agregação).

Existem alguns tipos de Bonding nos quais eu não testei, não é o meu objetivo aqui ser um super sabe tudo de Mikrotik e explicar para que serve todos os tipos de Bonding, o wiki do Mikrotik relata bem suas diversas finalidades. Meu objetivo é sim compartilhar com vocês os testes que realizei em bancada e documentei num video. Pretendo sim colocar em produção e achei um recurso muito interessante por somar a capacidade de dois enlaces.

Fiz testes desconectando o cabo de rede de ambos os enlaces documentado no vídeo e tive problemas com perdas de pacotes e falha na conexão com o outro lado da bridge.Porém resolvi esse problema indicando um monitoramento na Guia Bonding, indiquei um IP/30 da outra ponta. Essa pequena configuração resolveu o problema de desligar um dos links e continuar funcionando.

Segue ai o vídeo sobre o assunto:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=PH0iE8fwvbk&list=UUuglXsF9hEd4JODMR2w33bg&index=2&feature=plcp]

Allan Caldas é Digital Influencer a 10 anos, programador, Profissional de TI, Eletrônica e Eletrotécnica.

Proprietário de provedor de provedor internet grande numa empresa especializada em links dedicados corporativos e telefonia.

Trabalha no setor de Telecom a 14 anos.

Autor do treinamento Milionários da Telecom (Curso que ensina a montar um provedor de Internet do Zero).

Escreva um comentário

Comentários
  • Bom dia Allan, entendi mais ou menos esse tal de Bonding pois na prática (bancada) você colocou os cabos tudo de uma cor só e ai me atrapalhei todo em saber como estava ligado e se realmente estava ligado como mostrou no quadro (lousa), e tudo isso no cabo? Vou esperar você testar isso no AR (wi-fi). Pra mim ficou vago essa agregação de LINK como assim? agregação tem que ter 2RB e 2Link interligados, será que você poderia explicar melhor tipo um passo a passo, dizendo para que serve e como usar e em qual situação? Desculpe mas pra mim ficou meio que uma bagunça em minha mente, pois você explicou, mas desculpe também enrolou. Mil desculpas mas to dizendo (enrolou) na explicação das Rocket´s e os Picos Station com as ligações dos cabos, tudo de cores iguais, poderia ter feito com cores diferentes para nós telespectadores que assiste o video ok, esse é o meu comentário e acho muito bom os seus videos salvo esses detalhes.

  • Olá Allan! Parabenizo pelo empenho na criação dos seus vídeos! É muito fácil alguém criticar, ao invés disso, pq não faz uma crítica construtiva. Todos saímos ganhando nessa. Nós só temos uma vida aqui na terra, então não precisamos ser egoístas em prender a informação.
    Vou comprar minha primeira RB no proximo mês, portanto estou começando a engatinhar.
    Será que é possível ligar dois modems em Bridge á uma RB450g, fazer a discagem PPPoE e ativar um Bonding das duas portas do modem uma terceira porta da RB? Ou neste caso eu teria que ter uma RB para cada modem e uma terceira RB fazendo o Bonding para as duas RB que estão abaixo?
    Hoje uso um balanceador tplink mas ele não faz bonding e achei interessante o uso desse recurso.
    Se puder me esclarecer esta dúvida, agradeço.

    Forte abraço!
    Lennon

    • A explicação do que você quer está um pouco confusa, mas o pouco que entendi é o seguinte:

      Você pode ligar dois velox sim a um mikrotik e depois pode levar esse link de forma somada para outro local, porém o bonding não tem a ver com a capacidade da internet e sim a capacidade de dados.

      Allan Caldas

      ________________________________________

      • Ola allan! N entendi sua resposta.. Cito como exemplo os equipamentos da Pelplink, onde podemos conectar varios links que estao configurados em Bridge por exemplo, criamos a discagem PPPoE p cada modem e em outra porta temos um somatorio dos links de internet. Se temos 1 link dedicado de 3MB e dois VDSL de 30MB cada, teriamos um total somado de 9MB full. 802.3ad. Onde dessa forma conseguiriamos fazer um download hipoteticamente falando a 9mega full, alem do balanceamento que ja estaria fazendo junto. Conseguimos fazer isso no mikrotik?

  • ola boa tarde vi seu video,so fiquei numa duvida,fazendo o bonding usando nas pontas 2rb 750,a minha duvida é….como vou pegar la do outro lado?tenho que fazer bridge na 750 e colocar a porta e o bonding?

  • Olá Allan! Já tem um tempo que eu venho acompanhando você no seu canal do youtube e achei muito bom os videos de redes Wireless que você fez, más hoje eu vim aqui pedir sua opinião, estou com par de antena dish da ubnt de 34 dbi com rocket M5 recebendo meu link dedicado a uma distancia de 36 km só que eu já estou no limite do equipamento, o que ele podia passar de link pra min já está passando e eu preciso de mais ae pensei na possibilidade de fazer um bonding para colocar mais um par de dish da ubnt de 34 dbi com um par de rocket M5 e dobra a quantidade de link dedicado que eu tenho hoje, porém conversei com alguns conhecidos meu por aqui e eles não tiveram uma experiencia muito boa com bonding, sendo elas que não conseguiam acessar as antenas dos PTP, lentidão, que bonding priorizava o PTP que a qualidade está mais baixa, enfim fiquei triste pq achei que tinha encontrado a solução más parece pra quem usou não tem muito a falar ae essa é a questão, o que você acha o bonding pode resolver meu problema, ou seria melhor eu usar um balance?

    Sua opinião vai ser de grande valor para mim, desde já agradeço. Obrigado

Sugestões de leitura