O maior problema nos tempos de hoje do provedor de internet de interior é o link dedicado. Para esse tipo de provedor, tudo é muito longe. O PTT mais próximo fica na capital e o preço de transporte é quase impossível de ser pago. No artigo de hoje eu quero abordar melhor os problemas do link dedicado localizado no interior.
Bom, é bem óbvio que o link dedicado no interior é tão caro porque o PTT fica muito longe. Mas por que será que não tem PTT no interior? O que acontece é que o PTT é um jogo de espertos dentro do ramo de telecomunicações. O dono do PTT não deseja vender link dedicado para para todo mundo. Essas grandes empresas que vendem link dedicado querem ter o menor número possível de PTTs, porque quanto mais PTT por aí, menos dinheiro elas ganham.
O segundo problema que inviabiliza a compra do link dedicado no interior é o funcionamento do datacenter. Quando uma empresa monta um datacenter ela quer que o provedor de internet “entre” no datacenter. Mas o que isso quer dizer? A empresa deseja vender para o provedor de internet produtos de datacenter, além do próprio link dedicado. O que essa empresa faz, então, é montar duas fibras apagadas até o PIX mais próximo, porque quem gasta o dinheiro desse PTT não é a empresa que montou o datacenter, mas sim, o NICBR.
Mas então, como o dono de provedor de internet pode fazer pra conseguir acesso ao link dedicado no interior? O que eu sugiro é que você reúna um grupo de donos de provedor de sua região, e dividam os custos que incluem na compra do link dedicado, dividindo, também, o link. Vocês estarão montando o seu próprio PTT privado.
Você pode assistir ao vídeo que deu origem a este artigo Clicando Neste Link.
Você também pode ler este meu outro artigo sobre Estratégia do Link Dedicado com Transporte