No artigo de hoje irei contar para vocês um caso que aconteceu com um aluno meu, e que talvez sirva de lição para você provedor de internet iniciante.
Certo dia, meu aluno, provedor de internet iniciante, me disse “Allan, tenho 380 mil reais para gastar em meu provedor de internet”. Por ter dinheiro para investir, meu aluno decidiu ir direto no GPON. Ouvindo isso, eu disse para o meu aluno o seguinte: “380 mil reais não é tanto dinheiro quanto pensa”. Enfim, conversa vai, conversa vem, meu aluno me explicou seu projeto: sua rede iria se estender por 16 bairros, e em cada um deles um pop no GPON. Nisso eu disse para meu aluno que ele precisava ser um pouco mais conservador, pois o mundo nunca é como queremos, especialmente quando nós estamos falando do mercado.
A dica que dei para meu aluno foi a seguinte: monte a sua rede do jeito que quiser, mas faça aos poucos. Comece com um “setor 1” em um bairro e conforme o provedor de internet cresce, você monta os outros setores do seu provedor em outros bairros.
O que eu quero dizer para quem é provedor de internet iniciante e me acompanha é o seguinte: não gaste todo o seu dinheiro no início do seu projeto. Como eu disse anteriormente, a vida nunca é do jeito que queremos. Imagine se esse meu aluno tivesse gastado todo o seu dinheiro no início do projeto e não desse certo? Ele teria perdido todo o seu dinheiro; e se ele precisasse fazer uma manutenção urgente na rede? Ele não teria dinheiro para investir na manutenção.
Por isso meu caro aluno, dono de provedor de internet iniciante, você deve sempre ter cautela, especialmente no começo do seu projeto.
Você pode assistir ao vídeo que deu origem a este artigo Clicando Neste Link
Você também pode ler este meu outro artigo sobre Como Montar um Projeto de Rede sem Erro